Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2022

Buscar   OK
Brasil
Publicada em 15/03/22 às 17:15h - 430 visualizações
Saúde realiza arrastão contra a dengue nesta quarta-feira nos bairros Augusto I e II e Barcelona

Departamento de Imprensa de MCR

 (Foto: Departamento de Imprensa de MCR)


Recomendação é de que os moradores limpem os quintais e depositem na frente das suas casas os materiais que podem acumular água


A dengue volta a ser um problema em Marechal Cândido Rondon e região no mês de março. Se em janeiro o município apresentou taxa de 1,5% de infestação do mosquito transmissor da dengue, com base em sete estratos (regiões), a situação piorou neste mês. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) apontou taxa de 2,2%.

Até esta terça-feira (15), havia quatro pessoas com casos confirmados de dengue. Foram registradas 289 notificações, das quais mais de 200 nas últimas semanas. Houve vistoria em 1.719 imóveis, com a localização de 49 tubitos.

Em virtude da alta recente de notificações, a prefeitura rondonense, por meio da Secretaria de Saúde, retoma os arrastões contra a dengue, mobilizando dezenas de servidores públicos, nesta quarta-feira (16), nos bairros Augusto I e II e Barcelona, a partir das 17h30.

Para tanto, recomenda-se que moradores das localidades limpem seus quintais e depositem na frente das casas os materiais inservíveis que podem acumular água. Os materiais serão recolhidos pela equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável nos dias seguintes ao arrastão, de acordo com o cronograma de recolha de galhos e entulhos.

O Barcelona faz parte do Estrato 5, que é composto pelos bairros Primavera, Higienópolis 1 e 2, Augusto 1 e 2 e Barcelona. Somente nestas localidades, foram lavradas 38 notificações.


Colaboração

“Pedimos a colaboração de toda a população mais uma vez. Acabamos de sair de um período de alta de casos de Covid-19 e, agora, por conta do descuido de uma minoria, os demais pagam o preço, com a alta de casos de dengue. Enquanto Poder Público, estamos fazendo a nossa parte, com ações constantes e, mais uma vez, vamos passar nas casas, ajudando a recolher o lixo. Recomendamos o uso de repelente como uma medida de prevenção”, relata a secretária de Saúde, Marciane Specht.


Raio

A coordenadora do Setor de Endemias, Solange Rohr, frisa que a equipe trabalha fazendo o chamado "raio" em quarteirões onde há alta de notificações, visando à eliminação dos focos. Ela informa que no amanhecer e no entardecer dos dias ocorrem as aplicações de inseticida por meio de bomba costal para o controle do mosquisto.

Solange ressalta que esta época gera preocupação em relação ao aumento das notificações. Por isso, segundo ela, é necessário que a população colabore eliminando tudo que possa acumular água em seus terrenos, a exemplo de calhas, cisternas, ralos, baldes, piscinas (sem uso), vasos de flores, potes com água de animais e materiais inservíveis.


BOX

Média de focos por região no município

- Estrato 1 (centro 1 e 2): 2,4%

- Estrato 2 (centro 3, Vila Gaúcha e Parque Industrial 3): 1,6%

- Estrato 3 (Ana Paula, São Lucas e Das Torres): 1,3%

- Estrato 4 (Ecológico, São Francisco, Líder e Floresta): 5,2%

- Estrato 5 (Primavera, Higienópolis 1 e 2, Augusto 1 e 2 e Barcelona): 2,5%

- Estrato 6 (Botafogo, Alvorada 1 e 2, Rainha e Espigão): 1,7%

- Estrato 7 (Botânico e Britânia): 0,7%




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:









45999240704

Peça sua Música

  • Jairo
    Cidade: Foz
    Música: Amado batista
  • Janaina Oliveira
    Cidade: Marechal Candido Rondon
    Música: Esse cara sou eu de Roberto Carlos
  • soneka biesdorf
    Cidade: m.c.r
    Música: colono de apartamento
  • Janaina Oliveira
    Cidade: Marechal Candido Rondon -PR
    Música: Era uma vez
  • carlos
    Cidade: marechal
    Música: beliver
  • yago andre fuhr
    Cidade: mcr
    Música: velho vícios
Estatísticas
Visitas: 672924




Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2022 - Radio10FM - Todos os direitos reservados