Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Buscar  
Brasil
Publicada em 27/05/22 às 16:07h - 434 visualizações
Alternativas à gestão de resíduos são debatidas por autoridades

Departamento de Imprensa de MCR

 (Foto: Departamento de Imprensa de MCR)


Representantes de consórcio catarinense estiveram nesta semana na prefeitura. Usina pode ser implantada em Marechal Rondon


Trocar experiências relacionadas à gestão consorciada de resíduos sólidos urbanos e propor a adoção de novas tecnologias. Estes foram os objetivos da reunião ocorrida nesta semana na prefeitura de Marechal Cândido Rondon, que já conta com expressivos investimentos no segmento, contudo pretende implantar outros negócios visando solucionar a questão envolvendo resíduos sólidos urbanos e a totalidade do orgânico.

O engenheiro ambiental da prefeitura, Marcos Chaves, salienta que a perspectiva é muito boa ao município, tendo em vista o estudo de viabilidade com o objetivo de implantar uma usina para a gestão de resíduos, com a possibilidade de agregar outros municípios da microrregião através de consórcio.

“Marechal Rondon é destaque na gestão de resíduos, mas procura avançar. A reciclagem está bem encaminhada, com a necessidade de adequar o tratamento de lixo orgânico e de rejeito. Na nossa visita a um consórcio em Santa Catarina, conhecemos o trabalho com o lixo orgânico que tem gerado resultados positivos”, frisa.

Chaves expõe que uma preocupação do prefeito Marcio Rauber é a discussão do município dar um passo a mais não no sentido de eliminar o aterro sanitário, mas, sim, de gradativamente parar de enterrar resíduos, garantindo maior vida útil ao aterro e proporcionando melhores condições ambientais.

“Com isso propor melhor tratamento gerando gás, energia e material como bioplástico, que pode ser utilizado na fabricação de paver. O lixo zero, embora se trate de algo difícil, é o foco a ser alcançado”, ressalta o engenheiro ambiental.

A reunião no paço municipal contou com as presenças do prefeito Marcio; secretários de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Backes, e de Fazenda, Carmelo Daronch; servidores municipais; representantes da ACAN e da Cooperagir, do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), da Empresa Veiga, da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Depois da reunião na prefeitura, foi realizada visita ao aterro sanitário de Marechal Rondon e às Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








45999240704

Peça sua Música

  • Paulo
    Cidade: Palotina
    Música: Palavras
  • Jairo
    Cidade: Foz
    Música: Amado batista
  • Janaina Oliveira
    Cidade: Marechal Candido Rondon
    Música: Esse cara sou eu de Roberto Carlos
  • soneka biesdorf
    Cidade: m.c.r
    Música: colono de apartamento
  • Janaina Oliveira
    Cidade: Marechal Candido Rondon -PR
    Música: Era uma vez
  • carlos
    Cidade: marechal
    Música: beliver
Estatísticas
Visitas: 727694




Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio10FM - Todos os direitos reservados