
(Foto: google)
O deputado federal paranaense, Sérgio Souza (PMDB), participa desde segunda-feira (30), da Conferência do Clima de Paris, oficialmente conhecida como a 21ª Conferência das Partes (COP 21).
Ele que é relator da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), está representando o estado do Paraná neste importante evento mundial e destacou quais foram as primeiras impressões neste segundo dia de evento (01/12). "Vejo que os participantes estão dispostos sim a sair com um acordo para reduzirmos a emissão de gases que causam a elevação da temperatura na terra. O Brasil está apresentando bons projetos e veio para cá com a intenção de demonstrar aquilo que já está fazendo para melhorar o nosso clima", afirmou o deputado.
Mais de 150 chefes de estado estão reunidos desde o dia 30 de novembro para discutirem meios que contribuam para reduzir a temperatura da terra em até 2ºC. Durante o evento, acontece paralelamente a 11ª Reunião das Partes do Protocolo de Quioto.
O acordo firmado em Paris, deverá entrar em vigor em 2020, substituindo o Protocolo de Quioto, que previa que apenas países desenvolvidos deveriam reduzir as emissões de gases. O grande desafio, em Paris, é chegar a um consenso entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.
O deputado Sérgio Souza, em conversa com a ministra do meio ambiente, .Izabela Teixeira, ressaltou que durante as apresentações o Brasil vem mostrando o que está fazendo na redução do desmatamento, e principalmente, nas áreas de energias renováveis como utilização da biomassa, energia solar e eólica.
Nesta quarta-feira (02/12), Sérgio Souza participa de uma série de reuniões na embaixada brasileira. Entre os temas que serão discutidos estão: a incrementação da utilização das energias renováveis, agricultura de baixa emissão de carbono e parceria com institutos que beneficiem o meio ambiente.