Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Buscar  
Brasil
Publicada em 18/05/16 às 09:08h - 397 visualizações
Campanha de vacinação contra a influenza encerra nesta sexta-feira
Pessoas pertencentes aos grupos prioritários estão sendo orientadas a fazer a imunização. Marechal Rondon confirmou nesta semana o 1º caso da doença

Assessoria de Comunicação

 (Foto: google)

Conforme estipulado pelo Ministério da Saúde, segue até esta sexta-feira, 20, a campanha de vacinação contra a influenza. A vacina contra gripe está disponível nos postos de vacinação desde o dia 25 de abril. É destinada aos grupos estabelecidos como prioritários que são pessoas com 60 anos de idade ou mais, trabalhadores na área da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, bem como população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em Marechal Cândido Rondon estão sendo oferecidas vacinas na Unidade de Saúde 24 Horas e nas unidades de saúde dos bairros e sedes dos distritos. A Secretaria de Saúde também programou escala de vacinação que passou durante os encontros de clubes de idosos.

O apelo está sendo reforçado para que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários, especialmente crianças de 6 meses a menores de 5 anos e gestantes, procurem os postos de saúde para se vacinar. O pedido ocorre porque grande parte das pessoas que integram estes dois grupos prioritário ainda não buscou a imunização.

A enfermeira responsável pelo Setor de Epidemiologia da Unidade de Saúde 24 Horas, Vera Lehr faz uma apelo as pessoas que são pertencentes aos grupos prioritários para que façam a vacina. "Nossa meta de vacinação está muito abaixo do estipulado. Queremos lembrar que a influenza é uma doença grave e já tivemos óbito no Brasil inteiro. No Paraná tivemos o óbito de 2 gestantes na faixa de 20 e 30 anos, além de outros óbitos causados pela gripe H1N1. Então quem não tomou a vacina ainda é uma pessoa suscetível a contrair esse vírus. O objetivo da vacina é prevenir a gripe, e principalmente prevenir as complicações dela, como pneumonias, síndrome de angustia respiratória aguda, o que pode levar a pessoa a morte. Então quem ainda não se imunizou, que procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa o quanto antes para se proteger dessa doença grave", expõe Vera.

A enfermeira ainda faz um alerta a população sobre as medidas a serem tomadas quanto a prevenção. "Agora que esfriou, as pessoas costumam fechar os ambientes, como salas de aula, creches, ambientes de trabalho, a

própria casa. Isso não é bom. Então para prevenir a gripe, prevenir a meningite, que neste ano também já tivemos casos dessa doença, inclusive um caso de meningite meningocócica, que todos mantenham o ambiente ventilado, com as janelas abertas, para evitar a contaminação com esses vírus. Em Marechal Rondon já temos um caso confirmado, de uma pessoa que mora em Toledo mas que trabalha no município rondonense. Sabemos que o vírus circulando por ai, por isso pedimos a todos que se vacinem", enfatizou Vera.

Em Marechal cerca de 6.317 doses foram aplicas, chegando ao percentual de 62% do total que deve ser vacinado.

Trata-se de uma campanha do Ministério da Saúde que visa imunizar 49,8 milhões de pessoas em todo o país. A intenção é vacinar o maior número de pessoas possíveis. A imunização é contra três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado, que são A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








45999240704

Peça sua Música

  • Paulo
    Cidade: Palotina
    Música: Palavras
  • Jairo
    Cidade: Foz
    Música: Amado batista
  • Janaina Oliveira
    Cidade: Marechal Candido Rondon
    Música: Esse cara sou eu de Roberto Carlos
  • soneka biesdorf
    Cidade: m.c.r
    Música: colono de apartamento
  • Janaina Oliveira
    Cidade: Marechal Candido Rondon -PR
    Música: Era uma vez
  • carlos
    Cidade: marechal
    Música: beliver
Estatísticas
Visitas: 727716




Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Radio10FM - Todos os direitos reservados